quarta-feira, 15 de julho de 2009

Escolhendo Pincéis


É praticamente impossível pensar em maquiagem sem pensar em pincéis.
Eles são extremamente importantes para uma boa make, afinal não adianta usar produtos de boa qualidade com pincéis ruins, certo?


Para se aventurar neste mundo maravilhoso, é bom ter alguns conceitos em mente na hora de comprá-los.
A primeira questão que devemos decidir na hora da compra é se queremos um pincel com fibras sintéticas ou naturais.

O pincel de fibra sintética é normalmente feito de nylon ou taklon. Embora muitas pessoas ainda tenham preconceito quanto à qualidade dos pincéis sintéticos, por serem mais baratos, eles têm evoluído muito na qualidade.
Eles são extremamente macios, não absorvem pigmento e são mais fáceis de limpar, por isso são perfeitos para aplicação de produtos pastosos e cremosos, como por exemplo, bases, corretivos, sombras pastosas, ou até sombra pigmento com mixing medium.
É fácil reconhecer um pincel sintético pelas cerdas brilhantes.
Como este tipo de pincel absorve pouco produto em pó, pode ser usado para aplicar aquele blush muito pigmentado, pois como ele “pega” pouco produto, é possível ter um controle maior da tonalidade que se quer obter.

O pincel de cerdas naturais é mais durável, difícil de limpar e demora mais para secar.
Como as cerdas naturais possuem escamas (é só lembrar-se daquelas fotos em anúncios de shampoo que mostram as escamas dos cabelos J), elas seguram mais produto, por isso é melhor aplicar produtos em pó; você consegue um bom efeito numa única aplicação. Por este mesmo motivo não é bom para produtos cremosos, pois absorve muito.

Outra questão muito importante, é o tamanho do pincel, por isso tenha em mente duas regrinhas básicas: quanto mais largo o pincel maior é a área preenchida, quanto mais fofo maior será o efeito esfumaçado.

Futuramente falarei mais especificamente sobre cada tipo formato de pincel, mas creio que com essas informações já dá para começar a explorar este mundo.
Então vamos lá!

Bjocas!

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin